OFICINAS

ESCOLA GUILHERME DOURADO

1° ANO


DENSIDADE: É LEGAL SABER!

Materiais:

·         Um copo alto de vidro
·         Uma medida de óleo de cozinha ou azeite
·         Quatro medida de água
·         Uma colher de tinta guache
·         Uma medida de álcool etílico
·         Três copos de vidro
·         Sal de cozinha
·         Um ovo de galinha cru

Organização e Metodologia: A oficina deve ser dividida em duas etapas:

Testando a Densidade do Ovo na água – Será depositado um ovo em um recipiente com água, ocorrendo a sua submersão. Ao adicionar uma quantidade moderada de sal há um aumento na densidade da água que fará com que o ovo se mantenha parcialmente submerso. Ao dobrar a quantidade de sal, o ovo tende a flutuar.

Testando a Densidade dos Líquidos - Os ingredientes serão dispostos em uma mesa onde será adicionada tinta guache na água. A mistura de água e tinta será depositada no copo do experimento e em seguida, será adicionado óleo derramando-o pela lateral, assim como o álcool.

Objetivos: Possibilitar que os alunos questionem, analisem e compreendam o porquê de algumas substâncias flutuarem sobre as outras. Levantar hipóteses sobre a alteração da ordem dos procedimentos e o resultado obtido. Inserir conceitos sobre substâncias, misturas, sistemas e fases, separação de misturas.
fig. 1 - materiais disposto antes do inicio da prática

fig. 2 - densidade dos liquidos

fig. 3 - apresentação do experimento aos alunos


DOMINÓ DO OCTETO

Materiais

cartas impressas em folhas de chamex, placas de madeira e papel contact.

Metodologia

 O jogo consiste em peças dos elementos representativos contendo suas últimas camadas eletrônicas em destaque. Os alunos deverão completar a regra do octeto a partir da camada de valência ilustrada na carta.

Objetivos

 Trabalhar a tabela periódica, promover a familiarização dos alunos com os elementos representativos e suas camadas eletrônicas, instruir na aprendizagem da teoria do octeto.

Regras

 joga-se como um dominó normal com as mesmas regras. 

fig, 1 - bolsista passando instrução para os alunos 









fig. 2 - os alunos jogando o dominó do octeto









fig. 3 -  as pedras do dominó do octeto




2° ANO


3° ANO


CENTRO DE ENSINO MÉDIO BENJAMIM JOSÉ DE ALMEIDA


1° ANO

2° ANO


TRILHA TERMOQUÍMICA

OBJETIVO

O objetivo da atividade desenvolvida no PIBID de Química era oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa a cerca do conteúdo de termoquímica, possibilitando uma ampla discussão e revisão a respeito do assunto abordado, através das respostas obtidas durante o jogo “Trilha Termoquímica”.

MATERIAIS UTILIZADOS

E.V. A. Papel cartão para a confecção das cartas e para elaboração do dado, o jogo contem 70 cartas que contemplam o conteúdo.

REGRAS

 Cada grupo teria trinta segundos para responder as perguntas, não era permitido dá palpites no ato das respostas e o grupo que não obedecessem às regras perderia dez pontos. O jogo é iniciado com o membro de cada grupo, que lançava o dado para saber a respectiva casa que ele deveria andar e consequentemente marcar sua pontuação, o grupo que primeiro terminasse o ciclo da trilha seria o vencedor da competição.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Ao aplicar o jogo, é importante que o Professor relacione a teoria com a prática, facilitando assim o processo de Ensino e Aprendizagem.
Em relação ao uso do jogo em sala de aula, observa-se que a atividade é uma alternativa eficiente na compreensão da termoquímica, em que o aluno estará tratando dos processos exotérmicos e endotérmicos, levando os alunos a pensarem nas diferenciações destes processos. No desenvolvimento desta atividade observam-se os aspectos relevantes que o jogo apresenta, tendo como base perguntas e respostas feitas pelos alunos durante e após a aplicação do jogo.
Isso significa que, após aplicar o jogo didático, com base nas respostas obtidas, foi possível se ter uma discussão, que envolveu todos os alunos e com isso uma reconstrução de alguns conceitos. Além disso, os alunos destacaram que, através do jogo, conseguiram relacionar os conceitos trabalhados pela a professora em sala com o ludo-didático aplicado pelos bolsistas.
Os resultados mostram que as atividades desenvolvidas no PIBID, resultaram em uma melhor compreensão a cerca do estudo de termoquímica. 



3° ANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário