1° ANO
DENSIDADE:
É LEGAL SABER!
Materiais:
·
Um copo alto de vidro
·
Uma medida de óleo de cozinha ou azeite
·
Quatro medida de água
·
Uma colher de tinta guache
·
Uma medida de álcool etílico
·
Três copos de vidro
·
Sal de cozinha
·
Um ovo de galinha cru
Organização
e Metodologia: A oficina deve ser dividida em duas etapas:
Testando a Densidade do Ovo na água –
Será depositado um ovo em um recipiente com água, ocorrendo a sua submersão. Ao
adicionar uma quantidade moderada de sal há um aumento na densidade da água que
fará com que o ovo se mantenha parcialmente submerso. Ao dobrar a quantidade de
sal, o ovo tende a flutuar.
Testando a Densidade dos Líquidos -
Os ingredientes serão dispostos em uma mesa onde será adicionada tinta guache
na água. A mistura de água e tinta será depositada no copo do experimento e em
seguida, será adicionado óleo derramando-o pela lateral, assim como o álcool.
Objetivos:
Possibilitar
que os alunos questionem, analisem e compreendam o porquê de algumas
substâncias flutuarem sobre as outras. Levantar hipóteses sobre a alteração da
ordem dos procedimentos e o resultado obtido. Inserir conceitos sobre
substâncias, misturas, sistemas e fases, separação de misturas.
fig. 1 - materiais disposto antes do inicio da prática |
fig. 2 - densidade dos liquidos |
fig. 3 - apresentação do experimento aos alunos |
DOMINÓ
DO OCTETO
Materiais
cartas
impressas em folhas de chamex, placas de madeira e papel contact.
Metodologia
O
jogo consiste em peças dos elementos representativos contendo suas últimas
camadas eletrônicas em destaque. Os alunos deverão completar a regra do octeto a partir da camada de
valência ilustrada na carta.
Objetivos
Trabalhar
a tabela periódica, promover a familiarização dos alunos com os elementos
representativos e suas camadas eletrônicas, instruir na aprendizagem da teoria
do octeto.
Regras
joga-se
como um dominó normal com as mesmas regras.
fig, 1 - bolsista passando instrução para os alunos |
fig. 2 - os alunos jogando o dominó do octeto |
fig. 3 - as pedras do dominó do octeto |
2° ANO
3° ANO
CENTRO DE ENSINO MÉDIO BENJAMIM JOSÉ DE ALMEIDA
1° ANO
2° ANO
TRILHA
TERMOQUÍMICA
OBJETIVO
O
objetivo da atividade desenvolvida no PIBID de Química era oferecer ao aluno
uma aprendizagem significativa a cerca do conteúdo de termoquímica, possibilitando
uma ampla discussão e revisão a respeito do assunto abordado, através das
respostas obtidas durante o jogo “Trilha Termoquímica”.
MATERIAIS UTILIZADOS
E.V.
A. Papel cartão para a confecção das cartas e para elaboração do dado, o jogo
contem 70 cartas que contemplam o conteúdo.
REGRAS
Cada grupo teria trinta segundos para
responder as perguntas, não era permitido dá palpites no ato das respostas e o
grupo que não obedecessem às regras perderia dez pontos. O jogo é iniciado com
o membro de cada grupo, que lançava o dado para saber a respectiva casa que ele
deveria andar e consequentemente marcar sua pontuação, o grupo que primeiro
terminasse o ciclo da trilha seria o vencedor da competição.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Ao aplicar o jogo, é importante
que o Professor relacione a teoria com a prática, facilitando assim o processo
de Ensino e Aprendizagem.
Em relação ao uso do jogo em sala
de aula, observa-se que a atividade é uma alternativa eficiente na compreensão
da termoquímica, em que o aluno estará tratando dos processos exotérmicos e
endotérmicos, levando os alunos a pensarem nas diferenciações destes processos.
No desenvolvimento desta atividade observam-se os aspectos relevantes que o
jogo apresenta, tendo como base perguntas e respostas feitas pelos alunos
durante e após a aplicação do jogo.
Isso significa que, após aplicar
o jogo didático, com base nas respostas obtidas, foi possível se ter uma
discussão, que envolveu todos os alunos e com isso uma reconstrução de alguns
conceitos. Além disso, os alunos destacaram que, através do jogo, conseguiram
relacionar os conceitos trabalhados pela a professora em sala com o
ludo-didático aplicado pelos bolsistas.
Os
resultados mostram que as atividades desenvolvidas no PIBID, resultaram em uma
melhor compreensão a cerca do estudo de termoquímica.
3° ANO
Nenhum comentário:
Postar um comentário