HISTÓRIA


O ministério da educação propõe o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID que contribuirá para uma aquisição de ganho de formação intelectual do futuro professor tendo em vista que, com a participação integral e dedicatória dos mesmos ao Programa, espera-se um acréscimo de grande magnitude em sua formação acadêmica que será alcançada no desenvolvimento e sucesso das seguintes metas e objetivos: Desenvolvimento do projeto nas escolas selecionadas de forma a contribuir com a formação docente; Aquisição de conhecimentos e práticas interdisciplinares inovadoras; Vivência e entendimento da Contribuição para a melhoria do ensino de Química na Educação Básica – Ensino Médio; Abertura ao espírito crítico e argumentativo; Oportunizar aos graduandos a vivência de práticas inovadoras na perspectiva interdisciplinar. A metodologia a ser desenvolvida pela presente proposta será baseada no processo colaborativo entre a Universidade e a escola participante. As escolas selecionadas para participar do projeto que ora propomos, são: Escola Estadual Guilherme Dourado (IDEB 3,5 e ENEM 46,6) e o Colégio de Ensino Médio Benjamin José de Almeida (ENEM,46,5) essas foram selecionas por serem as únicas escolas em Araguaína que apresentam professores licenciados em química, os bolsistas atuarão em equipes (quatro e três bolsistas) diretamente nas escolas durante três dias da semana os dias restantes serão destinados às atividades de planejamento, elaboração de material e discussões interdisciplinares. Dentro desta perspectiva, os participantes do projeto, coordenador do subprojeto, o professor supervisor e os acadêmicos docentes refletirão constantemente sobre as atividades desenvolvidas e seus efeitos na aprendizagem dos alunos da escola. Esta reflexão subsidiará a reformulação das ações já desenvolvidas e no planejamento de futuras ações. Os resultados pretendidos promover a relação entre a Universidade e a escola envolvida no projeto; Desenvolver no futuro professor de química o conhecimento da realidade das escolas públicas e dos seus alunos; Promoção da articulação integrada da educação superior da UFT com a educação básica do sistema público de ensino do Tocantins, em proveito de uma sólida formação docente inicial que interaja entre ciência a tecnologia e a sociedade.


O referido projeto PIBID certamente contribuirá para uma aquisição de ganho de formação intelectual do futuro professor tendo em vista que, com a participação integral e dedicatória dos mesmos ao Programa, espera-se um acréscimo de grande magnitude em sua formação acadêmica que será alcançada no desenvolvimento e sucesso das seguintes metas e objetivos:

  1. Desenvolvimento do projeto nas escolas selecionadas de forma a contribuir com a
  2. formação docente;
  3. Aquisição de conhecimentos e práticas interdisciplinares inovadoras;
  4. Vivência e entendimento da realidade escolar;
  5. Contribuição para a melhoria do ensino de Química na Educação Básica – Ensino Médio;
  6. Valorização da escola pública como espaço de construção de conhecimentos para a prática
  7. do magistério;
  8. Abertura ao espírito crítico e argumentativo;
  9. Oportunizar aos graduandos a vivência de práticas inovadoras na perspectiva
  10. interdisciplinar;
  11. Pesquisa bibliográfica sobre a situação de estudo: ensino de química.


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