13 de junho de 2011

Você já pensou em fritar um ovo usando uma folha comum como frigideira? O PIBID Química já!!!!

É isso mesmo! E a equipe responsável por essa façanha é o 1º ano do Guilherme Dourado ( Lancaster, Maiko, Marcio e Paloma). A ideia surgiu quando os bolsistas buscavam alguma prática para explorar as propriedades físicas da matéria, então veio o insight: Porque não fritar um ovo usando uma folha de papel ao invés de frigideira?? Alguns conceitos básicos de química explicam como isso é possível: Por exemplo, ao colocarmos água para ferver, podemos notar que a temperatura vai subindo até 100ºC (claro que pode variar de acordo com a pressão do local). Até que toda a água evapore, essa temperatura não irá mudar. Isso ocorre porque toda a energia nesse sistema está sendo transferida da panela para a água e sendo usada para que mude do estado líquido para o gasoso, é o que chamamos de temperatura de ebulição da água.
Quando você frita um ovo, a clara coagula (frita) a aproximadamente 67,5ºC e a gema 77,5ºC, este é o ponto de fritura do ovo e enquanto ele está fritando, a temperatura não passa disso, pois toda a energia é utilizada para “frita-lo”, como no exemplo da água fervendo. Porém a temperatura de combustão, ou seja, a temperatura de queima do papel é de aproximadamente 232,7ºC. Isto quer dizer que, quando você coloca o ovo no papel, e o papel no fogo, a energia fornecida pelas chamas irá ser  transferida do papel para o ovo e a temperatura irá subir e chegar a aproximadamente 67,5ºC até que a clara frite e depois subirá a 77,5ºC até que a gema se solidifique e se estabilizará nessas temperaturas, inclusive o papel.
Como o papel só se queima a uma temperatura quase 3 vezes maior que a de coagulação do ovo, ele não ira queimar até que o ovo frite por completo e comece a torrar, ou seja, queimar. Somente depois disto é que a temperatura aumentará novamente até chegar à combustão do papel, isto é, queimá-lo.
(fonte: http://curiofisica.com.br/ciencia/fisica/e-possivel-fritar-um-ovo-usando-um-papel-como-frigideira)

A oficina foi realizada no laboratório do colégio, e os participantes adoraram a ideia ( exceto o cheiro! haha )

Postado por Paloma A. Terris